Integração Sensorial

Segundo AYRES (2005), a Integração Sensorial é o processo pela qual o cérebro organiza as informações, de modo a dar uma resposta adaptativa adequada, organizando assim, as sensações do próprio corpo e do ambiente de forma a ser possível o uso eficiente do mesmo no ambiente.


A abordagem da Terapia de Integração Sensorial visa a quantidade e a qualidade de estímulos proporcionados ao indivíduo, para que busque um equilíbrio modulado, dando assim, uma resposta que esteja de acordo com suas capacidades e com o meio, melhorando, assim, o desempenho de uma criança, em seu processo de aprendizagem.

A Terapia de Integração Sensorial é muito utilizada em crianças com distúrbio de aprendizagem, crianças com TEA (transtorno do espectro autista), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), adultos com patologias que afetam as funções sensoriais, entre outros transtornos invasivos do desenvolvimento.

A Terapia de Integração Sensorial é realizada em um ambiente com vários estímulos, onde a criança poderá explorar os sistemas sensoriais e fazer o uso destas, de forma lúdica e integrada com o profissional ou com os pais. Neste sentido, vislumbramos o uso da Neve Instantânea Insta-Snow como um objeto terapêutico que desperta os estímulos sensoriais, ajudando a promover o desenvolvimento e integração do ser humano.

Destacamos que a Terapia de Integração Sensorial tem sido utilizada por profissionais como Terapeutas Ocupacionais, Fisioterapeutas, Fonoaudiólogos entre outros profissionais da saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *